quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Situação do trânsito na Região dos Lagos

Na região dos lagos, o caos não é diferente do resto do país, mas ultimamente está se modificando principalmente nas rodovias administradas por concessionárias. Os acidentes aumentam no verão e nos feriados prolongados, por causa do grande fluxo de pessoas que vem da região metropolitana por meio de automóveis e ônibus. No último feriadão de independência (2/09 a 7/09/2010) passaram pela ViaLagos 126 mil veículos, de acordo com dados da concessionária CCR ViaLagos publicados no site da ABETRAN(Associação Brasileira de Educação de Trânsito), sendo que ocorreram 3 acidentes(2 sem vítima e 1 com vítima sem gravidade) e felizmente não ocorreram mortes. O balanço geral foi de uma diminuição de 40% nos acidentes na rodovia em comparação com o feriado do ano passado, mostrando que certas iniciativas educativas da concessionária estão surgindo efeito, como, por exemplo, a campanha “Cidadania na Estrada” (cartinhas escritas por crianças para os motoristas, contendo mensagens de paz e segurança) e mais recentemente a ação “Crianças Amigas da Estrada”(blitz educativa), estas iniciativas fazendo parte do Programa “Estrada Para a Cidadania” da CCR.

Exemplos de Irregularidades e perigos nas ruas da região

Abaixo destacamos artigos de jornais locais que mostram os perigos e irregularidades nas ruas das cidades que ainda precisam de mais fiscalização do poder público.
No artigo 1pode-se verificar carroças circulando pela cidade de Araruama sem respeitar as leis de trânsito. No artigo 2 flagrou- se uma bicicleta na contramão em Cabo Frio, o que é proibido e impede o ciclista de receber o seguro DPVAT em caso de acidente. O artigo 3 apresenta um cruzamento perigoso na região(Avenida América Central com a Rua Paulo Burle na Praia do Siqueira em Cabo Frio), que já causou acidentes e pode causar ainda mais.



Artigo 1- Retirado do Jornal “o Cidadão” de 29/09/2010



Artigo 2- Retirado do Jornal “Bons Negócios” da 1ª Quinzena de Outubro



Artigo 3- Retirado do Jornal “Bons Negócios” da 1ª Quinzena de Outubro


Fontes da pesquisa:
RJ - Balanço da Operação do feriado da Independência na ViaLagos. ABETRAN. Disponível em:< option="com_content&task=" id="16046&Itemid="> acesso em : 01 nov 2010
Alunos do Programa Estrada para a Cidadania, da concessionária, realizam blitz educativa. ABETRAN. Disponível em: acesso em: 01 nov 2010
Programa Estrada para a Cidadania ganha prêmio internacional de Responsabilidade Social.ABETRAN. Disponível em:
acesso em 01 nov 2010

Um comentário:

  1. Olá, grupo de São Pedro!
    O blog está muito bom! Criativo e com informações pertinentes. Parabéns!
    Abraços carinhosos,
    Helena

    ResponderExcluir